Comprar um imóvel próprio faz parte dos sonhos de muitas famílias que sonham ter um lar para viver momentos especiais que serão lembrados para sempre. Com a chegada da pandemia, foi natural para o ramo da construção civil a preocupação sobre como o setor seria afetado em uma fase em que a doença, até então desconhecida, estava atingindo tantas vidas.
Apesar do cenário, o setor já vê sinais de recuperação neste ano em Anápolis. “Apenas neste primeiro semestre de 2021 tivemos um aumento nas vendas de aproximadamente 30% comparando com o mesmo período em relação a 2020”, detalhou o presidente da Associação das Imobiliárias de Anápolis (AIA), Karim Kozak.
Os dados, coletados junto aos cartórios da cidade, mostram nitidamente o crescimento desse mercado. “A partir do 2° semestre do ano passado, houve uma melhora significativa nas vendas, que se seguiu até o primeiro semestre deste ano. Os lançamentos imobiliários tiveram excelentes vendas no início deste ano de 2021 devido ao represamento de vendas que aconteceu nos meses iniciais da pandemia”, explicou ainda Karim Kozak.
Recuperação e vacinação
Em Anápolis, os momentos iniciais da pandemia e sua continuidade em 2020 trouxeram consequências, com a diminuição das vendas. Não havia vacinas para a COVID-19 e boa parte da população perdeu renda. Conforme informações repassadas pela Associação das Imobiliárias de Anápolis (AIA), a retração foi inevitável, mas a construção civil está se recuperando.
Ainda conforme Karim Kozak, presidente da associação, o início da vacinação resultou em mais tranquilidade e esperança de que dias melhores estavam chegando.
Setor
A Lugasa Inc., que desenvolve projetos voltados para os segmentos A e B, observa um aumento significativo na procura por seus produtos. “Tivemos um momento inicial de preocupação por causa da pandemia. Em 2020, a procura por imóveis teve uma desaceleração. Era um cenário desconhecido, muitos tinham medo de investir”, avalia Mounir Naoum Filho, fundador da empresa .
Os dados da Associação das Imobiliárias de Anápolis refletem o momento atual do setor. “As informações confirmam o que estamos experimentando nas vendas dos imóveis Lugasa. O aumento da procura tem crescido à medida que a confiança na recuperação econômica aumenta e isso nos anima a continuar investindo em novos projetos”, destaca ainda Mounir.
Um sinal de que as perspectivas são animadoras para o mercado da construção civil é o mais novo empreendimento da Lugasa. Mesmo no período da pandemia, a empresa já iniciou os trabalhos de fundação do seu mais novo empreendimento, o Residencial Capri. São apartamentos de 3 ou 4 Suítes com 138m² no bairro Jundiaí, setor nobre de Anápolis.
“O Residencial Capri é um exemplo de que a construção civil se recupera e ganha força a cada dia. Com 50% das unidades vendidas desde o lançamento realizado em março deste ano, a expectativa é que em breve a maioria dos apartamentos tenha sido comercializada. Estamos otimistas e provavelmente esta também é a percepção das demais empresas do segmento em Anápolis. Acredito que, daqui para frente, o mercado imobiliário terá uma melhora contínua”, conclui.